Em meio às paralizações que estamos enfrentando devido a propagação do COVID-19, trazemos aqui um ponto em que podemos aproveitar esse isolamento social e fazer as devidas manutenções no sistema de segurança da sua empresa.
As manutenções levam tempo, e para que isso não atrapalhe no andamento da sua empresa, aproveitar o momento em que o mercado está “parado”, pode contribuir para que sua empresa esteja com todas as manutenções em dia, garantindo a segurança do seu estabelecimento e dos seus funcionários.
Fique ligado
Um bom sistema de prevenção e combate a incêndio está diretamente relacionado com a garantia de proteção à vida e continuidade dos negócios de uma determinada organização, porém, é importante que as medidas de segurança contra incêndio e pânico estejam em perfeitas condições de apresentação e funcionamento.
Dispositivos eletrônicos e equipamentos hidráulicos requerem mais cuidado e devem ser testados com mais frequência de forma que sejam mantidos sempre em funcionamento, principalmente os sistemas que tendem a atuar apenas em situações de emergência.
Manutenções periódicas devem ser feitas para que sua empresa esteja dentro das conformidades exigidas dos órgãos reguladores. Por isso, abaixo falaremos de alguns itens que exigem manutenção e que precisam estar no planejamento da sua empresa:
Manutenção em sistemas de detecção e alarme de incêndio
Um sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI) deve ser planejado e disposto para identificar e também executar os comandos de alarme, sejam eles manuais ou automáticos, com o intuito de exterminar as chamas.
Um sistema de detecção de incêndio é formado por um conjunto de elementos, instalados de forma planejada e coordenada para detectar um incêndio e fornecer as orientações e sinalizações necessárias para o início imediato das ações de combate e de evacuação. O sistema pode ser endereçável ou convencional.
Manutenção em redes hidráulicas de combate a incêndio (hidrantes e sprinklers)
Como um item de segurança predial indispensável e previsto por lei para determinados ambientes industriais e comerciais, o sistema de hidrantes para combate a incêndio é capaz de controlar o foco de um incêndio a partir da condução e distribuição de água com a pressão e a vazão necessárias para tal.
Manutenção em bombas de incêndio
Item imprescindível para o combate a incêndios em edificações, a bomba de incêndio é um equipamento que bombeia água com grande vazão para alimentar os sistemas de combate aos incêndios.
De acordo com o projeto de instalação de bomba de incêndio, sabe-se o tipo de bomba, sua capacidade e se é trifásica, monofásica, entre outras características.
Assim como todas as especificações de um projeto de segurança e prevenção de um imóvel, a instalação de bomba de incêndio deve estar de acordo com as normas que a regulamenta.
Manutenção em sistemas de iluminação de emergência
Item obrigatório do sistema de segurança e contra incêndio dos prédios, a luz de emergência pode deixar os condôminos na mão na hora em que mais precisam: durante um apagão ou mediante um desligamento da energia motivado por sinistros. Segundo especialistas, a manutenção desses sistemas acaba relegada face às prioridades mais imediatas dos síndicos. Mas é preciso certificar-se periodicamente
de seu funcionamento e lembrar-se que também os elevadores devem contar com esse tipo de recurso.
Assim como as manutenções de segurança citadas acima, emissão de laudos como AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) e recarga de extintores, também são itens que podem ser considerados a serem feitas as regularizações aproveitando esse momento em que as empresas estão paradas.
A Combat Fire oferece a seus clientes planos de manutenções preventivas de forma a testar e operar regularmente seus equipamentos, bem como, atua em situações críticas que envolvem intervenções corretivas, buscando o mais alto padrão de atendimento no menor tempo possível.