Curiosidades sobre a brigada de incêndio

O que você sabe sobre a brigada de incêndio?

Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual Decreto 56819 e as normas técnicas aplicáveis IT 17 do Corpo de Bombeiros. O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:

a) Utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;

b) Procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;

c) Dispositivos de alarme existentes.

Estamos falando da equipe da Brigada de Incêndio

Brigada de emergência é grupo organizado, formado por pessoas voluntárias ou indicadas, treinados e capacitados para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área, prevenção de acidentes e primeiros socorros dentro de uma área preestabelecida na edificação, planta ou evento. Combatendo o incêndio em conjunto de ações estratégicas e táticas destinadas a extinguir ou isolar o incêndio com o uso de técnicas e recursos materiais e humanos

O objetivo do curso brigada de incêndio consiste em adestrar os empregados (brigadistas) a prevenção de eventos negativos e consequentemente a preservação vida, proteção ao meio ambiente e ao patrimônio. Realizando a utilização correta dos equipamentos de combate a incêndio casa de bombas, extintores, hidrantes, alarmes existentes na edificação, manusear e entender o painel sinóptico, terá a sinergia com as demais áreas em caso de princípio de incêndio, treinamento a evacuação dos demais empregados e visitantes fazendo o resgate de vítimas e combate a incêndios em conformidade com a norma técnica NBR 14.276.

A brigada de emergência e incêndio deve ser avaliada levando em consideração o grau de risco, população fixa de cada setor de planta, distância e os recursos dos serviços de emergências locais. Deve ser considerada também a quantidade necessária para o atendimento de todas as áreas, setores e/ou edificação, a quantidade de brigadistas deve ser compatível para efetuar as ações e procedimentos de prevenção e controle descritos no plano de emergência, estabelecidos conforme as hipóteses acidentais predeterminadas.

E o seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) está vigente?

E o sistema de combate contra incêndio da sua empresa está em ordem e funcionamento em caso de emergência (bombas, hidrantes, extintores, painel de alarme de incêndio e alarmes)? 

Vem tirar mais dúvidas, soluções em prevenção e combate a incêndio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima