Os equipamentos de combate a incêndio também precisam de manutenção, acompanhamento e cuidado, seguindo uma periodicidade para que nada esteja fora de ordem quando e se necessário usar. Para começar a sua rotina, é necessário seguir os parâmetros da ABNT e da IT de seu estado, com qualidade técnica e segurança.
A manutenção deve ser feita de forma periódica, inspeções mensais. Esta rotina não pode ser deixada de lado em hipótese alguma, já que este sistema garante o controle e a proteção contra-fogo e pode, inclusive, salvar vidas, não só equipamentos.
Equipamentos que precisam de revisão e manutenção
Os equipamentos de combate a incêndio que precisam ser avaliados em funcionalidade são muitos e, por isso, a avaliação deve ser feita por profissionais especializados e treinados para encontrar os principais problemas deste sistema. Os testes devem ser feitos em funcionamento, diagnósticos, calibragem, regulagem e limpeza de todos os sistemas contra incêndio.
Na lista de revisão, inclua as seguintes peças:
– extintores,
– mangueiras,
– alarmes,
– luzes de emergência,
– detectores de fumaça e temperatura,
– chuveiros automáticos,
– bombas,
– hidrantes,
– sistemas de gases,
– portas corta-fogo,
– ventilação de escadas de emergência, entre outros.
Faça a manutenção dos equipamentos de combate a incêndio
Os regimes revisados de inspeção, teste, manutenção preventiva tratam dos aspectos funcionais dos sistemas e equipamentos de proteção contra incêndio instalados periodicamente, com a objetivo que sistemas e equipamentos operem efetivamente em todos os momentos.
Os regimes visam garantir que sistemas e equipamentos de proteção contra incêndio estão em funcionamento durante todo o ano ou período de interesse; não apenas no momento da inspeção e teste anuais. Um objetivo significativo é fornecer confiabilidade dos sistemas e equipamentos de proteção contra incêndio, vinculando projeto, instalação, comissionamento e manutenção.
O sistema de combate contra incêndio da sua empresa está em ordem e funcionamento em caso de emergência (bombas, hidrantes, extintores, painel de alarme de incêndio e alarmes)?
E o seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) está vigente?
A Combat Fire pensa em primeiro lugar na sua segurança.
Entre em contato com nosso técnico para mais informações.