Você já ouviu falar da Porta Corta Fogo? Fabricadas com chapas de aço galvanizado e revestidas de isolante térmico, elas são um item primordial para se ter em caso de imprevistos de incêndios. Também conhecida como porta de emergência, a Porta Corta Fogo (PCF) é um equipamento para combater incêndio e atuar impedindo a disseminação de chamas, fumaças e gases de um espaço para outro, além de ser usada como rota de fuga em caso de emergência.
Esses imprevistos podem acontecer a qualquer momento e precisamos estar preparados para agir da melhor maneira, com cautela e segurança. Quando um ambiente possui Porta Corta Fogo e foco de incêndios ocorre, ela faz com que as pessoas tenham mais tempo para agir e pedir ajuda.
Detalhes técnicos
Elas são usadas desde 1970, mas passou a ser obrigatória somente no ano de 1983, em edifícios com mais de quatro andares. Sem ela, não é possível obter a certificação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 11742, também especifica os requisitos básicos fabricação, identificação, instalação, manutenção, entre outros. Segundo a norma, a instalação é recomendada em escadas de emergência dos edifícios, áreas de refúgio, paredes utilizadas para separar locais de riscos industriais e comerciais, áreas para passagem de pessoas, de acesso restrito, passarelas, corredores e em locais com medição, proteção e transformação de energia elétrica.
Tipos da Porta Corta Fogo
Existem três tipos de Porta Corta Fogo: as simples, duplas e as de vidro. As simples variam de 80cm até 120cm de largura. Também é comum ser encontrada em escadas de emergência de edifícios comerciais. As duplas são as que possuem duas folhas de 120cm até 220cm. É mais utilizada em shoppings, cinemas, ambientes com grande trânsito de pessoa. Por fim, as de vidro segue as mesmas funções das demais, porém, a diferença é que esta deve seguir outra norma da ABNT, referente às portas com vidro.
Classificações da Porta Corta Fogo
Um dos destaques nas características do equipamento são as classificações de resistência ao fogo. Existem quatro modelos:
P30 – Recomendada para apartamento e edifícios residenciais. Este modelo é capaz de ter resistência mínima ao fogo por 30 minutos.
P60 – A P60 resiste ao incêndio por 60 minutos e é recomendada para ser usada em edifícios industriais e comerciais.
P90 – A utilização desse modelo é indicada para locais com medição, proteção e transformação de energia elétrica e tem resistência mínima ao fogo de 90 minutos.
P120 – Esse modelo conta com resistência mínima ao fogo por 120 minutos.
Dicas para ter Porta Corta Fogo
Sempre quando elas forem inseridas nos ambientes, é importante que os responsáveis sinalizem a direção das portas e tenham avisos sobre mantê-las fechadas e destrancadas. Também devem se atentar para as manutenções e orientação dos funcionários e moradores sobre os locais em que elas estão instaladas. Se você deseja saber mais detalhes sobre como prevenir possíveis incêndios, entre em contato com a Sareng.