O incêndio é conhecido por uma ocorrência de fogo não controlado, podendo ser extremamente perigoso para os seres humanos, vivos e também para as estruturas. Quando alguém fica muito tempo exposto à fumaça e inala os gases, pode ocorrer desmaios, queimaduras graves e até morte.
Segundo um levantamento feito pela BBC Brasil, entre março e abril de 2020, os casos de incêndio aumentaram 60% no Estado de São Paulo. Nós sabemos que os imprevistos podem acontecer a qualquer momento, por isso é importante conhecer os princípios básicos de incêndio.
Diferente de outros países, o Brasil não conta com um programa de educação preventiva para combater incêndios, e isso leva muitas pessoas a perderem a vida por conta de não saber como conduzir e agir nesses casos.
Para te ajudar neste contexto, a Sareng preparou dicas para combater focos de incêndio e serem postas em prática diante de um imprevisto. Veja algumas a seguir!
1 – Cuidado na cozinha
Se houver fogo na panela enquanto estiver cozinhando, o ideal é nunca jogar água, especialmente se tiver óleo, pois pode se alastrar e causar queimaduras. Para prevenir essas situações, opte por utilizar as bocas de trás do fogão para cozinhar e ter em mãos um extintor classe K, específico para este tipo de fogo – ele é indispensável se você trabalha com comida.
2 – Atenção com os eletrônicos
Os curtos-circuitos também são propícios a ocorrerem durante a instalação elétrica, de aparelhos eletroeletrônicos ou ligação dos fios nas tomadas. Nesta situação, é indicado desligar a energia imediatamente e não jogar água. Para combater o foco do incêndio, é necessário utilizar extintor comum, de classe C.
Dica extra – Quando você usa muitos fios em um “T” ou em uma régua de extensão pode ser muito mais perigoso. A recomendação é evitar o uso destes equipamentos.
3 – Fique alerta com automóveis
É mais comum do que podemos imaginar, os incêndios em carros podem acontecer a qualquer momento. Se você passar por isso, com o carro com chamas altas e perigosas, desligue o automóvel, saia imediatamente e o abandone o quanto antes.
Porém, se for um princípio de incêndio, causado pela fiação, motor ou qualquer outro problema, o mais indicado é estacionar em um local seguro e desligar o carro para cortar qualquer corrente elétrica. Na sequência, retire o extintor de incêndio do suporte, rompa o lacre, destrave a válvula e se posicione a favor do vento, direcionando o equipamento para o motor. Mas, lembre-se: não abra todo o capô, basta uma pequena fresta para que o fogo seja extinto de forma segura.
Depois de abafar o fogo, abra cuidadosamente o capô e continue descarregando a carga do extintor até o fim, movimentando o pulso para a esquerda e para direita.
Contate a Sareng!
Nós sempre te alertamos, e apesar de dicas úteis, elas só devem ser usadas em caso de extrema necessidade. A melhor maneira de evitar esses imprevistos, é atuar de maneira preventiva, conhecendo os riscos que podem ocorrer na sua casa, carro ou no local de trabalho. Quando você reconhece áreas de risco, você garante a sua segurança e de quem está a sua volta.
Conte com a Sareng para te ajudar nesse processo preventivo. Clique aqui e saiba mais!