Guia da brigada de incêndio: como treinar e quando renovar

Para evitar acidentes no ambiente de trabalho e garantir a saúde dos colaboradores, é preciso promover treinamentos, apresentar soluções e trabalhar institucionalmente sobre a prevenção destes imprevistos.

Falar sobre segurança no trabalho é sinônimo de preservar a saúde dos colaboradores e atuar para que tudo esteja de acordo com as normas técnicas. Além disso, além de estar ligada à legislação, ela interfere diretamente na qualidade de vida, proteção e bem-estar. Entretanto, quando se fala em segurança no trabalho, muitas empresas costumam negligenciar o assunto e o deixa para segundo plano.

Se tratando de incêndios, é importante ressaltar que um bom sistema de prevenção depende muito de uma equipe capacitada e para que isso aconteça, é preciso que um grupo seja treinado e esteja preparado.

A Sareng oferece o serviço de Treinamento de Brigada de Incêndio para o mercado industrial, por meio de parcerias com instituições e profissionais qualificados da área de segurança. Todos os treinamentos possuem certificados para que os participantes estejam aptos a operar equipamentos específicos e executar medidas emergenciais para salvar vidas, em caso de incêndio nos locais.

O artigo desta semana é um guia para te orientar a como treinar e quando renovar a brigada de incêndio na sua empresa ou em seu local de trabalho. Acompanhe para saber mais!

Sobre o Treinamento de Brigada de Incêndio – Uma brigada de incêndio é formada por um grupo voluntário, que cumpre alguns requisitos e se dispõe a tomar a frente da empresa em caso de incêndio e auxiliar toda equipe. Eles possuem características especiais, por isso deve ser conhecido por todos.

Antes de mais nada, uma brigada é feita a partir de dois modos: o primeiro se refere à identificação e o segundo, à eliminação de riscos de incêndios. Este último, possui duas atribuições principais, a de extinguir as chamas e a de ajudar outras pessoas a sair dos ambientes em segurança.

Legislação – De modo obrigatório, o treinamento de brigada de incêndio deve ser feito em estabelecimentos com mais de 20 funcionários. Empresas que tenham menos estão isentas desta obrigação. No entanto, como qualquer empreendimento está sujeito a riscos, é importante que todos sigam esta recomendação.

As normas técnicas mais importantes referente ao assunto são a NR-20 e a NR-23. A primeira trata do manejo de inflamáveis e combustíveis, além de mencionar como a segurança pode ser mantida nestes ambientes. A segunda abrange ainda a proteção contra incêndios, saídas de emergência e sistemas de alarme. Por esta razão, busque ter pessoas capazes de manusear esses equipamentos.

Por onde iniciar o treinamento? – Antes de iniciar um treinamento de brigada de incêndio, é recomendado que haja a formação ideal do grupo. Quando a empresa informa e conscientiza seus colaboradores, por meio de ações internas, eles se sentem motivados e quando mais voluntários, melhor!

Dúvidas frequentes sobre brigada de incêndio!

Abaixo você encontra as dúvidas mais comuns para o treinamento da brigada de incêndio. Confira!

O treinamento de brigada de incêndio abrange a absorção dos principais conceitos relacionados à segurança, bem como os procedimentos práticos e técnicos. Com carga mínima de 12 horas, o treinamento trata sobre o uso correto de EPIs, a relevância e execução dos métodos preventivos.

1. Quais são as diferenças da Brigada de Incêndio para a de Emergência?

Enquanto a Brigada de Incêndio tem foco apenas em questões relacionadas ao fogo, a de emergência atua em imprevistos gerais, como em acidentes trabalhistas.

2. Qual é a responsabilidade do brigadista?

Quando o voluntario realiza os treinamentos, ele passa a ter obrigação legal de cumprir com todos os requisitos que foram abordados durante o treinamento. Se houver negligência por parte da pessoa, ela poderá ser processada e até punida – isso garante a confiança no time voluntário.

3. A Brigada de Incêndio substitui a atuação do Corpo de Bombeiros?

A existência de um time de brigadistas não substitui a necessidade de contar com o Corpo de Bombeiros, caso necessário.

Por exemplo, se houver incêndio, uma das obrigações dos brigadistas é de acionar os Bombeiros. Dessa forma, a brigada atua para um suporte inicial e prevenir os danos.

Conheça a Sareng!

Gostou do conteúdo? Entre em contato com nosso time de especialistas para saber mais e contratar a equipe para realizar seu treinamento. Aqui você encontra profissionais capacitados e treinados, com excelência e carinho pela profissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima