Você já conheceu alguma criança que sonhou em ser bombeiro?
Garanto que sim. Os profissionais são vistos como heróis por terem a missão de proteger as pessoas, os animais e os patrimônios contra riscos de incêndios, tombamentos e também vazamentos. A meta é sempre garantir a segurança de todos.
Como o foco do blog é falar sobre a prevenção de incêndios, desta vez, vamos relatar alguns fatos curiosos sobre a atuação do profissional que provavelmente você não saiba.
Engana-se quem acha que o bombeiro só atua em caso de incêndios. Se você não parou para pensar, deveria refletir sobre o que os profissionais fazem nos dias em que não há intercorrências.
Entre as funções também está a de salvar gatos em árvores e concertar tubulações. Ficou curioso? Veja a seguir alguns fatos curiosos sobre o trabalho dos bombeiros.
Uniforme dos bombeiros é resistente
Todas as roupas dos profissionais que atuam no Corpo de Bombeiros possuem material de boa resistência e são feitas com materiais que suportam temperaturas de até 1.200°C, além de proteger contra os ácidos concentrados.
De acordo com o portal americano How it Works Daily, os uniformes dos norte-americanos são produzidos com três camadas. A primeira é uma couraça externa composta por metal fundido, a segunda é uma barreira de umidade e a terceira por uma camada térmica.
Sem piercing e bigodes grandes
De acordo com as normas de segurança, os rostos dos profissionais não devem ter piercing, bigodes ou barbas grandes que dificultem a fixação da máscara de proteção.
Edifício em chamas: sem visão e sem audição
Em função da alta densidade de fumaça, quando um edifício entra em chamas, os bombeiros não podem ver ou ouvir nada pelo ruído produzido pelas chamas, que abafam também os gritos das pessoas.
Qualquer lugar e qualquer situação
O trabalho de um bombeiro não é apenas apagar incêndios, conforme dissemos anteriormente. Com conhecimento de primeiros socorros, eles também podem atuar em qualquer lugar e em qualquer situação: inundações, terremotos e demais tipos de desastres provocados pelo homem ou pela natureza. Sendo assim, eles são um pouco eletricista, mecânicos, encanadores e até psicólogos.
Uniformes são guardados estrategicamente
Imprevistos podem ocorrer em qualquer momento e os bombeiros não podem esperar muito tempo para se arrumar, por isso, as roupas e uniformes são guardadas estrategicamente, de maneira arrumada para poder calçar as botas e colocar o equipamento rapidamente.
Mangueiras secas
Outro fato curioso é que na linguagem dos bombeiros, o termo mangueiras secas é sinônimo de boa sorte porque, como o fogo é apagado com mangueiras de água, se o turno acabar com as mangueiras secas, significa que não houveram incêndios.
Conheça a Sareng!
A Sareng é uma empresa que oferece soluções técnicas de combate a incêndios, ajudando empresas e empreendimentos a elaborarem os projetos preventivos, montagem de todos os sistemas de detecção e alarme, além de hidrantes e sprinklers.
Se você quer saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato conosco, clicando aqui!