O que fazer para seguir a profissão de bombeiro civil?

O que fazer para seguir a profissão de bombeiro civil?

Bombeiro Civil: 3 fatos para quem deseja seguir essa profissão

Ter um plano de emergência bem definido é importante para qualquer empresa, seja ela pública ou privada. Por esta razão, o bombeiro civil atua na segurança dos estabelecimentos, oferecendo soluções para prevenir incêndios e garantir medidas de atendimento emergenciais. A atuação deste profissional atua também em estádios de futebol, shoppings, universidade, hipermercado – sempre em locais com grande circulação de pessoas.

No artigo desta semana, a Sareng explora mais sobre esta profissão que tanto contribui com a sociedade e traz três fatos que todas as pessoas que querem seguir esta profissão devem saber para se aprofundar. Acompanhe!

1. A diferença entre o Bombeiro Civil e o Militar

Se você achava que a diferença de civil para militar era apenas entre a polícia, se enganou.

O bombeiro civil e o militar também têm suas particularidades. No caso dos bombeiros civis, os profissionais possuem curso de qualificação e habilitação na área, enquanto os bombeiros militares é o profissional concursado, que possui treinamento oferecido pelo Estado e também fez juramentos para proteger e servir sua pátria, assim como os policiais militares.

Quando se trata de funções, o bombeiro militar tem a lista mais longa, pois as atribuições incluem combate a incêndios florestais ou urbanos, resgates a acidentes, salvamento em afogamentos, retirada de vítimas de ferragens em graves acidentes, além do resgate de corpos humanos e de animais.

2. As funções

Agora falando sobre as atribuições específicas do Bombeiro Civil, ele é contratado para dentro de empresas particulares, shows e eventos variados e o maior objetivo é de oferecer serviços de proteção contra acidentes e incêndios, capacitação de colaboradores e demais funções básicas.  Além disso, o contratado precisa executar as vistorias de equipamentos de prevenção de incêndio e desenvolver planos de prevenção e emergência.

Em geral, existem três níveis de especialização dos profissionais: o bombeiro civil, o bombeiro civil líder e o bombeiro civil mestre.

O primeiro é referente ao nível básico da função e pode atuar tanto no combate direto ou não do fogo. O líder costuma apresentar formação técnica em prevenção ao combate de incêndio de nível médio, e atua como comandante da guarnição e, por fim, o mestre é o profissional com formação em engenharia e especialização em prevenção a combates de incêndio, que normalmente é responsável pelo departamento na área em que atua.

3. A profissionalização do Bombeiro Civil

Todos os profissionais antes de atuar no mercado de trabalho, necessitam de cursos profissionalizantes para oferecer as noções básicas de resgate e primeiros socorros, além de estar preparado para combater diferentes tipos de incêndio e socorrer possíveis vítimas.  

Estes, devem seguir a NBR 14608. De acordo com a norma, as seguintes atividades que devem ser executadas durante a rotina de trabalho são:

  • Identificação e avaliação dos riscos existentes, atuando de maneira a mitigá-los e garantir a segurança no local;
  • Inspeção periódica dos equipamentos de combate a incêndio, incluindo seus testes e manutenção básica, o que abrange acondicionamento de mangueiras e acessórios, teste de alarmes, motores e bombas, entre outros;
  • Inspeção periódica das rotas de fuga, incluindo a manutenção de sua liberação e sinalização, para garantir a rápida solução do caso, quando necessário;
  • Participação nos exercícios simulados, abrangendo os de abandono, combate a incêndios e primeiros-socorros;
  • Relato formal das irregularidades encontradas, com apresentação de propostas e medidas corretivas adequadas e posterior verificação da execução;
  • Apresentação de eventuais sugestões para melhoria das condições de segurança;
  • Avaliação, liberação e acompanhamento das atividades de risco, assegurando que sejam realizadas de forma segura;
  • Participação na integração da empresa ao (s) órgão (s) de bombeiros públicos da área onde estiver localizada, por meio de visitas recíprocas e intercâmbio de informações;
  • Atendimento ao plano de emergência da empresa, elaborado por profissional habilitado ou empresa especializada.

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