Um bom sistema de prevenção e combate a incêndio está diretamente relacionado com a garantia de proteção à vida e continuidade dos negócios de uma determinada organização, porém, é importante que as medidas de segurança contra incêndio e pânico estejam em perfeitas condições de apresentação e funcionamento. Por isso, a Sareng oferece planos de manutenção preventiva a esses sistemas.
A manutenção preventiva é o assunto do nosso artigo desta semana e requer atenção, afinal os dispositivos eletrônicos e equipamentos hidráulicos também precisam de cuidados e devem ser testados com mais frequência, de forma que sejam mantidos sempre em funcionamento, principalmente no caso de sistemas que tendem a atuar apenas nas situações de emergência.
Com isso, entenda mais sobre o que é a manutenção preventiva, qual é a sua importância e o porquê você deve investir em um plano com a Sareng.
O que é manutenção preventiva
O termo manutenção é conhecido por um conjunto de ações necessárias com o objetivo de manter o bom funcionamento de sistemas, equipamentos ou produtos. Conforme a NBR 5462/94, a manutenção preventiva é feita em intervalos predeterminados, com o objetivo de agir antecipadamente para prevenir falhas e panes nos equipamentos, além de evitar paradas não programadas e o risco de acidentes.
A importância da manutenção preventiva nos sistemas de incêndio
Fator mais do que necessário quando se tem sistemas de incêndio, a manutenção preventiva atua para preservação e durabilidade dos equipamentos instalados, na redução dos gastos com manutenções corretivas ou trocas de equipamentos e peças, evitando a interrupção do funcionamento do sistema de proteção contra incêndio e evitando desastres em grandes proporções.
A manutenção destes sistemas exige seguir padrões rígidos, normalmente estabelecidos pelos fabricantes dos equipamentos com o propósito de garantir a exatidão e o pleno funcionamento, bem como a qualidade da manutenção.
A seguir, separamos algumas vantagens da manutenção preventiva. Confira!
- Diminui e elimina riscos de falha;
- Gera segurança para as pessoas e os bens;
- Conserva os sistemas que já estão em funcionamento;
- Reduz de custos gerados por manutenções corretivas;
- Diminui trocas de equipamentos, consertos e reparos.
A manutenção preventiva é a melhor opção principalmente para as empresas, pois é feita por uma equipe de profissionais especialistas com ampla experiência em usar esse tipo de serviço, sem comprometer a rotina e as atividades da empresa.
Sareng: Manutenção de Sistemas
Você ainda não tem ou não conhece alguma empresa que realiza esse tipo de serviço? Seus problemas acabaram!
A Sareng oferece a seus clientes planos de manutenções preventivas de forma a testar e operar regularmente seus equipamentos, bem como, atua em situações críticas que envolvem intervenções corretivas, buscando o mais alto padrão de atendimento no menor tempo possível.
Clique aqui e entre em contato conosco!