Critérios para escolher um fornecedor de detecção e alarme de incêndio

Incêndios são capazes de causar muitos prejuízos e colocar em risco a vida de muitas pessoas. Por essa razão, ter um sistema de detecção e alarme de incêndio útil é uma ação obrigatória para inúmeros tipos de estabelecimentos.

É importante destacar que os cuidados contra incêndios precisam ser uma preocupação constante. É preciso preparar um plano de proteção e combate eficaz para alertar os ocupantes do lugar caso exista um problema e o local deva ser evacuado. Além de que, permite uma rápida ação da parte da brigada, com a finalidade de controlar o incêndio.

Sistema de detecção e alarme de incêndio

O sistema de detecção e alarme de incêndio é responsável pela prevenção do espaço em casos de incêndios. O fluxo do sistema e seus componentes segue, de modo geral, os seguintes itens:

  • Detectores: esses aparelhos são capazes de detectar a presença de chamas, fumaça, calor ou gás no local e podem desencadear um início de incêndio. Depois de identificado o risco, um alerta é enviado à central de incêndio.
  • Central de incêndio: Encarregada por receber os sinais enviados pelos detectores e acionadores manuais e, a partir deles, a central manda um sinal, disparando as sirenes, automações e/ou dispositivos automáticos de combate.
  • Alarmes: Normalmente, apresentam sinal sonoro e visual e são acionados pela central de incêndio. É usado para anunciar a todos sobre o princípio de incêndio, com a intenção de que aconteça a evacuação para se iniciar as medidas de prevenção da propagação do fogo.
  • Placas de Identificação: Peças fundamentais para a evacuação de locais em caso de incêndio. Refere-se da sinalização da rota de saída de emergência e para reconhecer os dispositivos de combate.

O sistema de detecção e alarme de incêndio dispões normas específicas para a implementação correta. Essas normas são vistas durante a inspeção do Corpo de Bombeiros para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

O AVCB é um certificado obrigatório e se não for concedido, pode acabar na interdição do estabelecimento. Levando em conta essas questões, o fornecedor de sistema de detecção e alarme de incêndio precisa trabalhar conforme as normas exigidas.

Requisitos para serem avaliados antes de contratar um fornecedor

  • Atendimento às normas técnicas exigidas: As normas que regularizam a instalação de sistemas de incêndio são as ABNT NBR 17.240 e a NBR 7.240. Cada variedade de dispositivo que forma o sistema tem normas especificas para serem obedecidas na hora da fabricação e instalação.
  • Qualidade de produto: É necessário ter garantias de qualidade do produto por se referir de equipamentos que vão agir em ambientes de alto risco.
  • Suporte e manutenção: O suporte no pós-venda e os procedimentos de manutenção corretiva e preventiva devem ser tópicos para serem observados. O fornecedor precisa prestar assessoria ao cliente, quando solicitado, para garantir o absoluto funcionamento do sistema.
  •  Credibilidade no mercado: O fornecedor de sistema de detecção e alarme de incêndio tem que ter credibilidade no mercado. Para isso, no decorrer do processo de seleção do fornecedor, é recomendado conhecimento de implementações anteriores.

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