O quanto de cuidado você toma ao carregar o seu celular? Você o retira imediatamente da tomada após a carga completa para preservar a saúde da bateria ou não? E deixar o carregador de celular na tomada depois do uso, você faz isso?
São perguntas simples, que às vezes nem percebemos se fazemos isso ou não em nossa rotina, mas que são fundamentais para manter a segurança do imóvel. Sim, isso interfere e muito na segurança das casas, pois, como você já deve ter percebido, sempre acaba surgindo uma notícia de que um carregador causou incêndio. Mas isso realmente é motivo de preocupação?
Alguns especialistas afirmam que deixar o carregador de celular na tomada é extremamente prejudicial, podendo ser um possível causador de incêndios.
Quer saber quais as medidas que podem ser tomadas para evitar os problemas de deixar o carregador de celular na tomada? Continue a leitura deste artigo da Sareng.
Medidas de segurança no equipamento
Os profissionais da área afirmam que os equipamentos originais dificilmente poderão causar algum tipo de incêndio se forem mantidos na tomada. Assim, o mais indicado é optar por materiais originais, ou então que sejam homologados pelo órgão regulador do país, que no caso do Brasil é a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Deixar o carregador de celular na tomada é um risco maior se ele for falsificado. O carregador original só fornece energia se estiver conectado ao celular. Já os piratas (sem homologação) não têm nenhuma proteção.
Ou seja, alguns desses carregadores não entendem que não há um aparelho conectado. Assim, eles continuam consumindo corrente elétrica, o que não ocorre nos equipamentos originais. Um indicador que pode mostrar se o carregador está puxando energia é se ele tiver uma luz LED como demonstrativo.
Infelizmente, o problema com os carregadores piratas é mais comum do que o normal, como vemos constantemente nas notícias pelo mundo afora. A dica é sempre pensar duas vezes na hora de comprar aquele carregador que é oferecido pelos vendedores ambulantes.
Atenção à rede elétrica do imóvel
Mesmo com um carregador original sendo usado, é sempre importante se atentar a possíveis problemas na rede elétrica da casa, visto que eles também podem ocasionar incêndios.
É importante analisar as condições da residência em questão, pois muitas delas não possuem uma rede elétrica atualizada ou em excelentes condições. Os profissionais da área elétrica ainda afirmam que, mesmo com as chances de acontecer um curto circuito sendo pequena, a atenção deve ser redobrada.
Eles afirmam que o carregador ligado na tomada sem celular conectado é como se você tivesse um interruptor sem a lâmpada, pois não há o consumo da corrente. Porém, o que pode ocorrer de problema é caso surja uma oscilação na rede elétrica.
Deixar carregador de celular na tomada: evite em qualquer ocasião
Como o ditado diz, “todo cuidado é pouco”. Mesmo com a baixa probabilidade de acontecer algum acidente deste tipo com carregadores originais, a dica dos especialistas é a mesma: sempre retire o carregador da tomada após encerrado o uso.
Isso vale tanto para o risco de um raio atingir a rede elétrica da casa e gerar um curto como por uma precaução mesmo. Assim, o recomendado é mesmo sendo original, deixar o carregador fora da tomada, além de evitar ao máximo os carregadores piratas.
Além de ser um risco de perder o aparelho, eles oferecem um risco à vida dos habitantes do imóvel.
Mesmo com os preços dos carregadores originais sendo maiores do que os oferecidos pelo mercado paralelo, vale investir um pouco mais em prol de sua segurança.
Se você gostou do conteúdo deste artigo, não deixe de conferir nosso blog e nosso site. Aqui, você encontra dicas de segurança para sua casa ou estabelecimento comercial, com a experiência de uma equipe profissional da área.