Entre eles, estão os casos de incêndio.

Você sabe o que fazer em caso de incêndio no ambiente profissional?

Situações de risco são sempre imprevisíveis. Com as demandas diárias do ambiente profissional, é comum as pessoas não se preocuparem com os imprevistos que possam surgir. Entre eles, estão os casos de incêndio. O incêndio ocorre quando existe fogo e não é possível controlá-lo. Isso resulta em perigo para qualquer ambiente, seja ele residencial, profissional e também para a natureza.

A exposição ao fogo pode gerar queimaduras ou desmaios, causados pela fumaça, às pessoas que estiveram presentes no ambiente. Pode parecer uma situação que não ocorre com tanta frequência, porém, segundo informações do Corpo de Bombeiros de São Paulo, foram registrados 55 mil incêndios ao longo de 2020, média de um a cada 9 min e 24 segundos. O dado indica a importância do alerta para essas situações, além da relevância de conhecer os tipos de incêndio e quais passos seguir durante essa situação.

Os tipos de incêndio que podem surgir em qualquer ambiente são classificados por classe A, B, C, D e K:

  • Classe A – Incêndios caracterizados por queima de materiais sólidos como papel, madeira ou tecido;
  • Classe B – Incêndios que envolvem líquidos e gases inflamáveis como gasolina e demais combustíveis;
  • Classe C – Incêndio originado por equipamentos elétricos;
  • Classe D – Incêndio que envolve a queima de materiais com alta capacidade de ser inflamar, os metais pirofóricos, como zinco, selênio, potássio, sódio e alumínio;
  • Classe K – Incêndio originado por óleos e gorduras.
Bombeiros seguindo a um foco de incêndio
Bombeiros seguindo a um foco de incêndio

Quando identificar um foco de incêndio em seu local de trabalho, siga os seguintes passos:

Mantenha a calma

Nesses momentos, a gente sabe que é difícil se acalmar, mas esse é um passo fundamental que ajudará a tomar as devidas providências, com segurança. Se o indivíduo ficar muito nervoso, não conseguirá ajudar a si próprio e as pessoas que estão no mesmo ambiente.

Saia do local de incêndio

É provável que a primeira medida a ser tomada seja correr até a saída, o que não deixa de ser importante, porém, deve ser feito com cautela, evitando gritos e correria. Evacue o local sempre pelas escadas de emergência e nunca utilize elevadores. Mantenha-se sempre afastado de multidões.

Peça ajuda

Após deixar o local com cuidado, ligue para o número 193, para solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros. Na ligação, você deverá informar o endereço e qualquer ponto de referência que facilite a ida da equipe até o local. Se possível, informe o foco do incêndio e se há alguma vítima.

Situações extremas

Incêndio é sempre um imprevisto e pode chegar às situações de extrema gravidade. Por isso, caso você fique preso em meio à fumaça, lembre-se de respirar pelo nariz, em rápidas inalações. Caso seja possível, pegue um pedaço de pano, molhe na água e utilize-o como máscara facial. Outra medida a se fazer, é rastejar até o local de saída, pois próximo ao chão, o ar é considerado mais puro.

Se no local houver janela, tente ficar próximo delas para conseguir respirar melhor e pedir ajuda.

Nunca retorne

Caso você tenha conseguido escapar do incêndio, nunca retorne ao local. Deixe para que as equipes especializadas realizem os protocolos de segurança. 

Sareng te ajuda!

Saber como agir em uma situação inesperada garante segurança própria e dos colegas de trabalho. Por esse motivo, a Sareng realiza treinamentos de formação para Brigada de Incêndio para empresas e seus colaboradores.

Com todos os detalhes de como agir durante uma situação inesperada, bem como as manutenções preventivas a serem realizadas, os participantes ficarão instruídos e se sentirão mais seguros no ambiente profissional. Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima