Você já deve ter notado em grandes edificações, empresas e até em filmes uma grande caixa vermelha com uma mangueira dentro, dispostas em ambientes com extensa circulação de pessoas. Elas são conhecidas como caixa de mangueiras e serve como um material de combate a incêndio. Por esse motivo são instaladas nos corredores, recuos e halls de prédios.
São elas que abrigam os itens necessários aos bombeiros para o controle de situações inesperadas com fogo, por isso, devem estar visíveis e de fácil acesso. Neste artigo, a Sareng detalha o que é a caixa de mangueiras e quais são os itens que fazem parte da caixa.
Ter acesso rápido e prático à caixa de mangueiras permite que você determine melhor como agir em caso de incêndios, já que os segundos antes do fogo de alastrar são determinantes no restante das horas e minutos, pois podem indicar se um patrimônio será tomado pela chama ou se poderá ser controlado. Nesse caso, para garantir que o fogo não chegue ao seu ápice, a caixa de mangueiras é capaz de solucionar tudo isso.
As principais características do item é que ela é fabricada com chapas de aço carbono ou fibra de vidro e possui a capacidade de acomodar duas, quatro ou oito mangueiras, dependendo da necessidade e espaço de cada local.
Abaixo, você conhece todos os itens que compõem uma caixa de mangueiras. Além da própria caixa metálica de mangueiras, normalmente, são exigidos outros cinco equipamentos, que variam conforme o risco de incêndio e o porte da edificação.
Válvula globo 45º
A válvula, ou registro globo é usada para abrir e fechar o hidrante, e tem suas variações em material de fabricação e resistência à pressão. Os modelos mais comuns são de 120, 200 e 300 libras.
Mangueiras de incêndio
As mangueiras de combate a incêndios podem ser posicionadas de forma individual ou em pares e variam conforme a polegada exigida pelo projeto, tipo da mangueira e comprimento. Em polegada variam entre 1.1/2” e 2.1/2”.
Adaptador Storz
O adaptador storz, também conhecido como adaptador de engate rápido, é o responsável por unir a mangueira à válvula de forma prática e segura.
O adaptador sempre vai ter a polegada de 2.1/2” no lado da válvula (rosca) e vai variar entre 1.1/2” e 2.1/2” na saída para mangueira, de acordo com a polegada das mangueiras exigidas pelo projeto.
Esguicho
Os esguichos mais comuns são os reguláveis e os com jato sólido. É o responsável por dissipar a água para o combate, que são usados na ponta da mangueira. Os esguichos acompanham a mesma polegada da mangueira, 1.1/2” ou 2.1/2”.
Chave Storz
A chave storz é usada para engatar e desengatar as conexões da mangueira e adaptadores quando estes estão pressurizados. Tem um tamanho universal e servem tanto para 1.1/2” quanto para 2.1/2”. Variam no tipo de material, alumínio ou latão.
Fale com a Sareng
Há mais de 20 anos, a Sareng conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diferentes áreas da engenharia, permitindo assim que sejam desenvolvidas soluções adequadas para cada situação requerida.
Oferecemos serviços de PPCI, Instalação de Sistema de Proteção e Combate a Incêndio, Comércio de Extintores Recondicionados e Equipamentos, Contrato de Manutenção Preventiva, Treinamento de Brigada de Incêndio, AVCB/CLCB e Emissão de Laudos Técnicos.
Entre em contato conosco para saber mais!