Recomendações básicas contra incêndio para estabelecimentos comerciais

A prevenção de incêndios é tão importante quanto saber apagá-los e também como agir em casos de imprevistos. Sempre relatamos no nosso blog, informações a respeito das normas de segurança, gambiarras elétricas, equipamentos específicos e muito mais. No artigo desta semana, vamos comentar sobre as recomendações básicas contra incêndio para os estabelecimentos comerciais. Siga a leitura!

Antes de mais nada, um incêndio pode ser causado por inúmeros fatores no dia a dia, como um fósforo ou cigarro que não apagou corretamente antes de serem jogados no lixo. Existem várias formas para prevenir incêndios e o primeiro passo é evitar que os incêndios comecem nos ambientes corporativos e também nos residenciais.

É importante lembrar para:

  • Nunca jogar cigarros ou incensos em lixeiras comuns e também pelas janelas;
  • Não deixar os equipamentos elétricos ligados após a utilização para não causar curtos;
  • Evitar gambiarras elétricas e consertos sem que esteja familiarizado com isso;
  • Manter sempre os materiais inflamáveis em locais resguardados e à prova de fogo.

Estabelecimentos comerciais: como agir?

As dicas acima são necessárias para prevenção de situações inesperadas em qualquer lugar. Porém, quando nos referimos aos estabelecimentos comerciais, o cuidado deve ser redobrado e a segurança aos visitantes/consumidores devem ser vistas como item primordial.

Por lei, as normas de segurança para instalações prediais são: conservação e manutenção das instalações elétricas. Um dos sistemas mais conhecidos são os disjuntores. Eles devem estar funcionando perfeitamente, pois qualquer princípio de incêndio pode ser ocasionado por descargas de curto-circuito.

Nestes estabelecimentos, todos os trabalhadores devem se atentar às normas básicas de segurança contra incêndio para evita acidentes.

Para um comércio operar com total segurança, os itens mínimos que toda empresa pode ter são os seguintes:

Extintores de incêndio

Os mais conhecidos são do tipo ABC e são capazes de combater princípios de incêndio em vários materiais convencionais, como madeira, plástico, equipamentos elétricos, líquidos e gases inflamáveis.

Luminárias de emergência

O objetivo das luminárias de emergência é iluminar os locais quando há uma situação de corte de energia elétrica, por exemplo, para que as pessoas não fiquem no escuro diante destas situações.

Placas de sinalização de emergência

Corredores, escadas e portas de saída também fazem parte dos itens mínimos de segurança para serem instalados nas rotas de fuga da edificação. Sendo assim, as placas de sinalização de emergência facilitam a identificação das rotas de fuga de casa lugar, bem como sinalizam os equipamentos, como extintores, hidrantes e alarme, além de alertar para riscos e proibir ações que possam levar a situações de emergência, tais como fumar próximo a gases inflamáveis ou utilizar água para apagar o fogo em sistemas energizados.

Saídas de emergência

As saídas de emergência devem ser instaladas com larguras adequadas a quantidade de pessoas que frequenta a edificação/comércio e que se abram no sentido de fuga. Devem ser instalados corrimãos em ambos os lados das escadas e rampas, usam alturas adequadas dos degraus, proporcionando um piso com atrito suficiente para não dar deixa para possíveis escorregões.

Invista em segurança. Escolha Sareng!  

Foi em 2019 que a Sareng iniciou as atividades, com o propósito de oferecer soluções para prevenção e combate aos incêndios. Os principais serviços oferecidos pela empresa são: Emissão de Laudos Técnicos, Treinamento de Brigada de Incêndio, Contrato de Manutenção Preventiva, Comércio de Extintores Recondicionados e Equipamentos, Instalação de Sistema de Proteção e Combate a Incêndio e Projeto de Proteção e Combate a Incêndio.

Vale lembrar que é importante manter sempre à vista o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, o 193.

Em caso de dúvidas e para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima