Incêndio é uma situação que pode ocorrer a qualquer momento. Os incêndios podem começar por inúmeros fatores: eletricidade, chama exposta, faísca, gás, líquidos inflamáveis, entre outros. Por esta razão, é importante conhecer as causas, consequências e medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar ao máximo situações devastadoras.
Não é novidade que muitas vezes só paramos para pensar nessas situações quando acontece uma gravidade em que ela é noticiada nos grandes veículos de comunicação. Devemos ter em mente que imprevistos acontecem em todos os lugares e que todo cuidado é pouco, por mais preparados que estivermos.
O artigo de hoje menciona alguns incêndios que marcaram a história do Brasil. Você se lembra de todos?
1 – Boate KISS
O incêndio da Boate Kiss ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 e foi uma tragédia que matou 242 pessoas e feriu outras 680 em uma boate em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul.
O acidente foi provocado pela imprudência dos integrantes de uma banda, que usaram um artefato pirotécnico em um ambiente fechado e, por haver aglomeração de público além da capacidade prevista no local, provocou a queima da espuma do revestimento acústico.
A tragédia foi considerada a segunda maior do país em números de vítimas de um incêndio, sendo superado apenas pela tragédia do Gran Circus Norte-Americano.
2 – Edifício Joelma
O incêndio do Edifício Praça da Bandeira, anteriormente denominado como Edifício Joelma, foi uma tragédia que ocorreu em 1 de fevereiro de 1974, na região central de São Paulo, dois anos após a sua construção.
O acidente ocorreu em decorrência de um curto-circuito em um aparelho de ar condicionado no 12° andar e rapidamente se espalhou pelos demais pavimentos, deixando 191 mortos e mais 300 feridos.
As salas e escritórios no Joelma eram configurados por divisórias, com móveis de madeira, pisos acarpetados, cortinas de tecido e forros internos de fibra sintética, condição que contribuiu para o alastramento incontrolável das chamas.
Após o incêndio, o prédio ficou interditado para obras por quatro anos. Em setembro de 1978, ele foi reinaugurado com novos padrões de segurança.
3 – Tragédia do Gran Circus Norte-Americano
A tragédia figura como o pior incêndio da história do Brasil, onde deixou cerca de 500 vítimas fatais, sendo cerca de 70% delas crianças. Um incêndio do então maior circo da América Latina, em Niterói (RJ) ocorreu em 1966. O fogo começou na lona de algodão, que era revestida de parafina – material altamente inflamável. Há suspeitas de que o ato tenha sido proposital.
Lembrar desses acontecimentos não é muito bom, mas é importante para nos darmos conta sobre o perigo que pode ocorrer em situações comuns do nosso dia.
Esteja preparado e veja como agir em caso de imprevistos. Fale com a Sareng!
Fale com nossa equipe!
A Sareng tem como foco apresentar as melhores opções de custo-benefício a seus clientes, buscando equipamentos e sistemas apropriados para cada uma das situações apresentadas, porém, sempre ofertando o que há de melhor em tecnologia e qualidade em termos de equipamentos de prevenção e combate a incêndio.
Saiba mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Basta preencher o formulário ou nos encaminhar uma mensagem pelo WhatsApp.
(Fonte: O Guia dos Curiosos)