Um extintor é um dispositivo de proteção contra incêndio usado para extinguir ou controlar pequenos incêndios, muitas vezes em situações de emergência.
A Sareng se preocupa em fornecer serviços eficazes para todas as pessoas, por isso, segue abordando dicas que sejam valiosas no seu dia.
Nós já explicamos neste artigo como utilizar o extintor de incêndio. Desta vez, vamos comentar sobre quais são os componentes de um extintor e detalhar mais sobre o assunto.
Extinguindo o fogo
Existem dois métodos para extinção do fogo: o abafamento e o resfriamento.
O método de abafamento é utilizado quando é possível cortar o comburente. No caso, o oxigênio.
Dessa maneira, ele consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível, pois se não há comburente para reagir com o combustível, não haverá fogo.
Este método de extinção do fogo consiste na diminuição da temperatura e, consequentemente, na diminuição do calor.
O propósito é fazer com que o combustível não gere mais gases e vapores para que finalmente se apague.
O agente resfriador mais comum e utilizado é a água.
Uso do extintor
O extintor é um equipamento de segurança que tem a finalidade de controlar e até extinguir os princípios de incêndio em caso de emergência. O equipamento é em formato cilíndrico e pode ser carregado até o local do início de incêndio, contendo um agente extintor sob pressão. Podem ser encontrados em dois modelos: portáteis e sobre rodas. O portátil abrange a instalação nas paredes, poupando espaço e maior circulação, enquanto o sobre rodas é destinado a incêndios de maiores proporções, que, consequentemente, possuem um tamanho ainda maior.
Fazem parte dos itens de extintores os seguintes equipamentos:
- Válvula
- Mangueira
- Indicador de pressão
- Esguicho
Fonte: https://segurancadotrabalhonwn.com/o-que-extintor/
A Sareng te ajuda!
Agora que você tem uma compreensão básica de como funcionam os extintores, você pode tomar uma decisão sobre qual deles é o mais adequado para você.
Que tipo de incêndio você espera extinguir? É um incêndio a gás, um incêndio elétrico ou um incêndio mais especializado como um incêndio a óleo ou a graxa? Uma vez que você conheça os prós e os contras dos diferentes modelos, você pode determinar melhor qual deles é o melhor para suas necessidades e orçamento.
Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado!
Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com nosso time e saiba mais.