Nós da Sareng sempre apresentamos dicas e cuidados necessários para prevenir incêndios, o que fazer durante uma situação de emergência e também os equipamentos indicados para você utilizar na sua casa ou na empresa.
Desta vez, o assunto é sobre sinalização de emergência – conjunto de sinais que contém símbolos, mensagens e cores indicando o que fazer para evitar situações de perigo.
Existe uma norma que trata do assunto e ela é a NBR 9050/2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e se refere à acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.
Segundo ela, as saídas de emergência devem ter um trajeto contínuo, protegidos por portas, corredores, passagens externas, balcões, rampas e demais dispositivos de saída, que serão utilizados pelas pessoas durante o processo de evacuação até um local seguro.
Com a finalidade de minimizar ocorrências nos espaços e estabelecimentos comerciais, a sinalização de emergência surge com o propósito de apresentar os sinais para que as pessoas não se coloquem em situações de perigo.
Além disso, há determinados equipamentos que vão minimizar os riscos de um princípio de incêndio e outras que buscam equipamentos de controle de logo os tradicionais extintores de incêndio.
Abaixo você confere os detalhes sobre as sinalizações.
Como parte da sinalização de emergência, há diferentes símbolos geométricos com significados específicos.
O formato de círculo representa a proibição, o triângulo, sinal de alerta e a forma quadrada ou retangular indica objetivo de orientação e salvamento, conforme imagem a seguir:
A sinalização de emergência básica é um modelo que exige um conjunto mínimo exigido nas edificações e conta com quatro categorias:
Proibição – são placas que apresentam ações que possam se agravar e iniciar um foco de incêndio.
Alerta – As sinalizações de alerta indicam áreas que contém materiais inflamáveis.
Orientação e salvamento – As de orientação e salvamento indicam rotas de saída e fuga.
Equipamentos – As sinalizações desta categoria indicam a localização de equipamentos de combate a incêndio.
No caso da sinalização de emergência complementar, costumamos dizer que elas são aquelas que utilizam faixas de cor ou mensagens complementares à sinalização básica. Com isso, ela tem o objetivo de delimitar áreas, símbolos ou mensagens escritas para indicar rotas de saída, obstáculos ou informações que indicam as áreas de risco.
Contate a Sareng!
A Sareng trabalha para oferecer treinamentos de formação de brigada de incêndio, além da emissão de laudos técnicos e instalação de sistemas específicos. Não deixe para depois. Invista em sua segurança pessoal e profissional. Conte conosco!
Clique aqui para saber mais e entrar em contato!