Uma maneira prática para reduzir as taxas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais é contar com a SIPAT em sua empresa. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma atividade anual, obrigatória para todas as empresas que possuem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, chamada CIPA.
Os membros da CIPA, junto aos gestores e RH da empresa, precisam promover, todos os anos, uma semana inteira de atividades voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Isso pode ser feito por meio de palestras, treinamentos, atividades recreativas, dinâmicas, ações internas, entre outros.
Entre os benefícios da SIPAT, está:
- Redução nos acidentes e doenças ocupacionais;
- Diminuição nos índices de afastamento por tratamento;
- Colaboradores mais saudáveis e produtivos;
- Melhora do clima organizacional;
- Integração entre profissionais e departamentos.
Para que os colaboradores possam executar suas tarefas todos os dias de modo conciso sem acidentes, é necessário mostrar todos os procedimentos corretos de segurança, como o uso correto das máquinas, compreender normas e legislações vigentes, quais os cuidados em manusear alguns produtos e demais demandas relacionadas ao dia a dia do colaborador. Desta forma, a SIPAT é mais uma ferramenta útil para que ocorra cada vez menos acidentes dentro do âmbito profissional, atualizando os colaboradores sobre qual a melhor forma de atuar na sua área, gerando segurança e estabilidade.
Além disso, a SIPAT é uma excelente forma para abordar assuntos relacionados às doenças ocupacionais e demais problemas de saúde. Temas como DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, alcoolismo e tabagismo ganham foco neste evento.
É a Norma Regulamentadora número 5 (NR 5) que estabelece as diretrizes da CIPA. Segundo ela, compete à CIPA “promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”.
Planejando a SIPAT
No momento de planejar a SIPAT é preciso considerar alguns fatores: um deles é o calendário de execução das atividades. É importante que a semana não coincida com épocas como fechamento de metas ou alta demanda.
Além disso, é preciso considerar a estrutura e o espaço físico nos quais serão executadas as ações. Outra dica é investir em parcerias com especialistas no assunto. Assim, a SIPAT não é realizada somente como uma obrigação, mas sim como um investimento em uma atividade voltada a melhora nos índices de desempenho da empresa.
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A Sareng realiza a emissão de laudos, execução de vistorias e assessoria técnica para obtenção ou renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou do CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) visando a regularização das medidas de segurança contra incêndio em edificações existentes e também em novos empreendimentos.
Direcionada por ações de responsabilidade social e uma visão inovadora na busca por soluções, a Sareng tem como foco apresentar as melhores opções de custo x benefício a seus clientes, buscando equipamentos e sistemas apropriados para cada uma das situações apresentadas, porém, sempre ofertando o que há de melhor em tecnologia e qualidade em termos de equipamentos de prevenção e combate a incêndio.
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